Contato

A importância da Cop 21 para nossas Aventuras


Gente, morar na cidade do Rio de Janeiro é um grande privilégio. A cidade proporciona tantas opções de atividades ao ar livre que quando chega o final de semana podemos olhar para os dedos das mãos e dos pés e fazer um duni-duni-tê. A cidade oferece do surf, ao funcional e futevôlei nas praias à caminhas e pedaladas nas trilhas e florestas tropicais. 
Um dos nossos locais favoritos do Rio de Janeiro é a região de Barra de Guaratiba. Um lugar, até pouco tempo, quase desconhecido. Barra de Guaratiba é um vilarejo pitoresco e espetacular para os amantes da natureza. Oferece à seus visitantes opções como a Trilha da Pedra do Telégrafo, Trilha das Praias Selvagens, Stand Up Paddle na Restinga de Marambaia e ainda Rapel na Pedra da Tartaruga para os mais radicais.
O legal é poder fugir das academias nos finais de semana e praticar o seu 30tododia em contato com a natureza, se alimentando de tudo de bom que ela tem para te oferecer.




A região de Guaratiba é um dos lugares mais preservados do Rio, suas praias quase desertas são conhecidas como praias selvagens devido a baixa popularidade das praias, não por não serem lindas, as praias são maravilhosas, porém o acesso até elas não é tão fácil, para se chegar ao topo da Pedra da Tartaruga se faz uma trilhas que leva também às praias Selvagens (Praia Funda, Praia do Meio e Praia do Perigoso) como se vê nas plaquinhas abaixo:



E pensando nos últimos acontecimentos da semana nos vem à cabeça a pergunta: Como o aquecimento global pode interferir no nosso dia-a-dia?

Que o planeta vem aquecendo em grande velocidade não é uma novidade, mas o assustador é saber que se ele aquecer 2ºC nos últimos cem anos, ninguém estará aqui para contar a história se não forem tomadas medidas assertivas que sejam cumpridas e respeitadas por todos. 

Para estabelecer estas metas, esta semana está acontecendo em Paris um grande evento internacional, a COP 21ª Conferência do Clima que tem como principal objetivo costurar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100. 

São 196 países membros reunidos em busca por um consenso sobre qual será o rumo que a Convenção de clima irá tomar e buscarão assinar um novo acordo global, que possa substituir o esvaziado e insuficiente Protocolo de Kyoto.

E o que a cidade do Rio de Janeiro tem haver com a Cop21?

Você sabia que a Cop 21 elaborada durante a Rio-92 ou Eco-92 ou ainda Cúpula da Terra, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1992? Ela entrou em vigor em março de 1994, reconhecendo que o sistema climático é um recurso compartilhado e todos deveriam ser co-responsáveis por suas alterações.

E o que nós temos com a Cop21

As vezes não é tão fácil e imediato perceber, mas todas as decisões tomadas nessas conferências pelos representantes de pessoas do mundo inteiro têm influência direta no nosso dia-a-dia. As metas estabelecidas por cada país precisam ser suficientes para que juntas essas ações consigam diminuir o efeito do aquecimento global sob nós seres humanos e sob o planeta Terra. E como cobra-los se não conhecemos estas metas? 

Hoje nosso apelo é que todos busquem se informar sobre o temas relacionados ao meio ambiente, buscando conhecer as metas estabelecidas e com isso poder cobrar dos nossos representantes políticos ações que lhe caibam e cobrar de nós mesmos e de pessoas da nossa convivência pequenas ações que contribuem grandemente a longo prazo.

Faça a sua parte e cuide do seu Destino:

Veja nesta matéria de Maureen Santos do Cartas Capitais, os 21 temas principais sobre o que está em jogo nas negociações oficiais e na preparação das mobilizações da sociedade civil.

E para saber algumas dicas sobre como cuidar do seu destino, conheça o portal www.passaporteverde.org.br

Não deixe seu lixo nas trilhas! Cuide do Seu Destino!



Autor / Fonte: