Contato

IRON BIKER|MARIANA-MG

A HISTÓRIA DO CAMPEONATO (ou do Montain Bike no Brasil?!)

Em 1989, mesmo período em que começavam a aparecer as primeiras bicicletas fora de estrada do país, foi fundado o Mountain Bike Clube de Belo Horizonte (MTBC). O clube, foi então, o responsável pela realização das primeiras e mais destacadas provas para promoção do esporte na época. 
Seguindo o sucesso dos eventos e o crescimento impulsionado do esporte, foi criado em 1993, o então chamado Desafio das Montanhas que logo seria batizado de IRON BIKER. 
Uma competição que já nasceu como a maior prova de Mountain Bike do Brasil e a primeira prova no formato maratona do mundo (até hoje não existem relatos de nenhuma prova maratona de mtb anterior ao IRON BIKER).
Ao longo de 21 anos, a prova foi colecionando recordes e histórias. Acompanhou a evolução dos equipamentos, dos atletas e principalmente ajudou a fomentar o mtb e o seu mercado, que assim como o IRON BIKER, ganha corpo e novos adeptos a cada dia. 
Além do esporte, o IRON BIKER é um forte elemento turístico, cultural e social. Sempre realizado em cidades com apelo histórico, o evento carrega em sua essência o objetivo de ser uma atração a parte para quem acompanha a prova. Além disso, cada atleta doa no ato da inscrição, dois quilos de alimentos não perecíveis que são encaminhados a entidades carentes da região onde o evento é realizado.
A história continua e o IRON BIKER BRASIL mantém seu objetivo de andar lado a lado com o mountain bike, realizando eventos inovadores, surpreendentes e desafiadores. 
IRON BIKER MARIANA